domingo, 12 de outubro de 2008

Crise Financeira Mundial

Estamos sendo bombardeados pela imprensa nos últimos dias por notícias, análises de especialistas, e-mails na internet e toda sorte de informações do que parece ser o início de uma nova quebra mundial semelhante a que ocorreu em 1929, também conhecida como a Grande Depressão. Como estamos no início deste acontecimento, que alguns alarmistas acham ser o final do capitalismo como o conhecemos ou no mínimo o final do neoliberalismo
Eu não sou nenhum especialista no assunto e confesso que meus conhecimentos de economia são muito escassos, mas tenho minha própria maneira de ver o mundo então aqui vai o meu pitaco a respeito do assunto: em primeiro lugar não acho que a coisa toda seja tão grave como a impressa, que adora ver o circo pegar fogo, gosta de apregoar. Estamos vindo de uma época de sucesso retumbante na bolsa de valores, e eu não acredito em nada que venha muito fácil. Em minha opinião criou-se uma bolha, igual a do início da internet, onde empresas ponto com valiam milhares de dólares, e não valiam nada, eram placebos para enganar tolos. Quando se volta à realidade quem apostou errado perde, esta é a regra do jogo. Imagino que empresas como a Petrobrás e Vale do Rio Doce, que tem dado show de ganhos na bolsa não valem tanto quanto se apostava que valiam. E imagino quem está perdendo agora na verdade não está. O que esta acontecendo é uma volta à realidade. A ganância do consumismo exagerado teria que dar problema em algum momento, Ipods, Iphones e outros gadgets levam todo o nosso rico e suado dinheirinho. Como queremos ter e nosso dinheiro não dá, tomamos dinheiro no mercado para comprar. A poupança, fundamento básico de toda economia saudável, não é estimulada e nos enterramos cada vez mais. Quando nos endividamos um determinado momento nossa economia pessoal entra em colapso. Como a facilidade ao crédito é cada vez mais acessível esta quebradeira tem um efeito cascata e tudo isso nos faz chegar a este cenário alarmista que estamos vivendo.

O que vai acontecer?

Agora vou entrar em área perigosa, pois posso estar totalmente errado. Mas como todo bom palpiteiro tenho umas previsões. Estamos às vésperas das eleições nos Estados Unidos. Obama será o vencedor. Desde que acompanho a política norte-americana os republicanos bagunçam tudo, gastam o que não devem com suas guerras intermináveis e os democratas arrumam a casa, para mais uma vez os amigos do tio Bush fazerem toda a caca de novo. 

Estamos vivendo em uma época que chamo aceleração da história. Em tempos antigos eventos demoravam décadas, até séculos para se concretizarem. Agora tudo se passa em meses ou até em anos. Mas muito poucos. Esta crise virá, fará seu estrago e irá embora na velocidade de um furacão, com seus efeitos avassaladores. Mas vai passar e rápida. Nestes meus 37 anos de vida já vi crises feias. A da bolsa da Rússia, a do Japão entre outras. Todas passaram e viraram história. Esta não será diferente.

Espero estar certo, pois uma situação adversa de depressão mundial não seria bom para ninguém, especialmente para mim que na minha idade estou em fase de conquistar uma segurança financeira e pessoal. Uma coisa dessas seria terrível.

Que pelo menos nos ensine a não ser tão irresponsáveis e consumitas. Os bens de consumo devem deixar de ser descartáveis e pelo menos valerem a fortuna que pagamos por eles. Temos que aprender a poupar e comprar tudo a vista, não pagando sempre duas ou três vezes o valor das coisas que financiamos. Devemos aprender, dinheiro é poder e ficar bem financeiramente não depende do quanto ganhamos, mas de quanto gastamos. Se isso que está passando nos ensinar isso, vale o sacrifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário