sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sincronizando Arquivos no Ubuntu

Origem: http://intelectolivre.blogspot.com/2008/08/sincronizando-arquivos-no-ubuntu.html

Minha busca por um aplicativo que fizesse sincronia de arquivos bilateralmente entre dispositivos móveis de armazenamento (pendrive, cartões de memória, etc) e o computador, no Ubuntu, ou até mesmo entre dois desses dispositivos, ou ainda entre dois diretórios numa mesma máquina, ou mesmo em dois locais de rede, e por aí vai, rsrsrs, acabou quando encontrei o Grsync. Esse software é, na verdade, uma interface visual em GTK+2 para o utilitário Rsync (que opera por comandos, em modo texto), com capacidades avançadas de sincronia e backup.
Para instalar o Grsync no Ubuntu, acesse no menu: "Aplicações > Adicionar/Remover", pesquise por Grsync e marque para instalação imediata. Se preferir, entre no terminal e digite o comando # sudo apt-get install grsync para instalá-lo. Lembrando que, para tal, você deverá estar logado na Internet.

Após a instalação execute-o. No meu Ubuntu (Hardy Heron) o atalho para o programa foi parar no menu "Aplicações > Internet". Pode ser que contigo seja assim também. Para executá-lo do terminal digite # grsync.

Com o Grsync aberto é só definir os diretórios ou dispositivos de armazenamento a serem sincronizados e estabelecer algumas regras marcando as opções disponíveis na interface. Se desejar algum recurso "extra", que não tenha sido implementado na interface, antes ou depois de executar a sincronia, você pode inserir isso em forma de comandos pela aba "Extra Options" nos campos respectivos.

No primeiro botão Browse (source), informe o diretório ou drive que será copiado para o destino que será definido no segundo botão Browse, onde você informará o local onde a cópia será salva.
Se você quiser sincronizar os dois locais, afim de que tenham o mesmo conteúdo, clique no botão Switch logo após o os botões Browse's; isso fará com que o destino passe a ser a fonte e a fonte passe a ser o destino.
Relaciono as opções de sincronia mais úteis, a saber:

Delete on destination - apaga todo o conteúdo no local de destino que não tiver cópia no local de origem, ou seja, garante que os dois locais terão, absolutamente, o mesmo conteúdo.

Skip newer - faz com que os arquivos mais antigos contidos no local de origem não sobrescrevam os arquivos mais novos contidos no local de destino.

Windows compatibility - evita erros de escrita nos arquivos e pastas que serão copiados entre partição Linux para uma partição Windows (NTFS, Fat32, Fat16), aumentando assim, a compatibilidade entre os sistemas de arquivos. A maioria dos pendrives, por exemplo, utiliza Fat32 como sistema de arquivos.

Compress file data - comprime o conteúdo a ser copiado afim de compactá-lo. Mais útil quando a intenção é manter cópias de segurança, para evitar despêndios de espaço em disco.
Only update existing files - apenas atualiza os arquivos do local de destino com as versões mais novas dos mesmos arquivos no local de origem.
Escolha as opções que lhe aprouver e clique em Executar para realizar a sincronia ou backup.
Caso queira definir mais de um esquema de sincronia você poderá criar novas "sessions", logo no topo da interface.

Sincronize sua mente com o que há de melhor no mundo livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário