sexta-feira, 22 de maio de 2009
Sincronizando Arquivos no Ubuntu
Minha busca por um aplicativo que fizesse sincronia de arquivos bilateralmente entre dispositivos móveis de armazenamento (pendrive, cartões de memória, etc) e o computador, no Ubuntu, ou até mesmo entre dois desses dispositivos, ou ainda entre dois diretórios numa mesma máquina, ou mesmo em dois locais de rede, e por aí vai, rsrsrs, acabou quando encontrei o Grsync. Esse software é, na verdade, uma interface visual em GTK+2 para o utilitário Rsync (que opera por comandos, em modo texto), com capacidades avançadas de sincronia e backup.
Para instalar o Grsync no Ubuntu, acesse no menu: "Aplicações > Adicionar/Remover", pesquise por Grsync e marque para instalação imediata. Se preferir, entre no terminal e digite o comando # sudo apt-get install grsync para instalá-lo. Lembrando que, para tal, você deverá estar logado na Internet.
Após a instalação execute-o. No meu Ubuntu (Hardy Heron) o atalho para o programa foi parar no menu "Aplicações > Internet". Pode ser que contigo seja assim também. Para executá-lo do terminal digite # grsync.
Com o Grsync aberto é só definir os diretórios ou dispositivos de armazenamento a serem sincronizados e estabelecer algumas regras marcando as opções disponíveis na interface. Se desejar algum recurso "extra", que não tenha sido implementado na interface, antes ou depois de executar a sincronia, você pode inserir isso em forma de comandos pela aba "Extra Options" nos campos respectivos.
No primeiro botão Browse (source), informe o diretório ou drive que será copiado para o destino que será definido no segundo botão Browse, onde você informará o local onde a cópia será salva.
Se você quiser sincronizar os dois locais, afim de que tenham o mesmo conteúdo, clique no botão Switch logo após o os botões Browse's; isso fará com que o destino passe a ser a fonte e a fonte passe a ser o destino.
Relaciono as opções de sincronia mais úteis, a saber:
Delete on destination - apaga todo o conteúdo no local de destino que não tiver cópia no local de origem, ou seja, garante que os dois locais terão, absolutamente, o mesmo conteúdo.
Skip newer - faz com que os arquivos mais antigos contidos no local de origem não sobrescrevam os arquivos mais novos contidos no local de destino.
Windows compatibility - evita erros de escrita nos arquivos e pastas que serão copiados entre partição Linux para uma partição Windows (NTFS, Fat32, Fat16), aumentando assim, a compatibilidade entre os sistemas de arquivos. A maioria dos pendrives, por exemplo, utiliza Fat32 como sistema de arquivos.
Compress file data - comprime o conteúdo a ser copiado afim de compactá-lo. Mais útil quando a intenção é manter cópias de segurança, para evitar despêndios de espaço em disco.
Only update existing files - apenas atualiza os arquivos do local de destino com as versões mais novas dos mesmos arquivos no local de origem.
Escolha as opções que lhe aprouver e clique em Executar para realizar a sincronia ou backup.
Caso queira definir mais de um esquema de sincronia você poderá criar novas "sessions", logo no topo da interface.
Sincronize sua mente com o que há de melhor no mundo livre!
domingo, 17 de maio de 2009
Cronista Fabio Machado é líder no horário
Nosso amigo Fabio Machado é 1º no IBOPE. Veja a notícia do Jornal São José em foco:
Cronista Fabio Machado é líder no horário
14/05/2009 (Quinta-feira)
1º NO IBOPE Cronista Fabio Machado é líder no horário O radialista Fábio Machado, que escreve diariamente nos jornais Biguaçu e São José em Foco a cobertura completa da dupla Avaí e Figueirense e notas sobre fatos importantes do esporte nacional e internacional, obteve uma grata e merecida notícia nesta terça-feira (12/05). 1º no Ibope Machado, que apresenta diariamente, às 12 horas, o programa Esporte na Mais, na rádio Mais Alegria, na freqüência 1470 AM, obteve no mês de abril, segundo pesquisa Ibope, o primeiro lugar em audiência. O programa aborda o esporte amador e profissional do estado e tem pautado reportagens de outros grupos de comunicação. Números Segundo os índices apurados pelo Ibope Easy Media 3 – Radio Recall, o programa Esporte na Mais atingiu 11073 pontos, contra 5303 da CBN e 1667 da rádio Guarujá. Agradecimentos “Agradeço de forma sincera esse índice”, disse Machado. Para ele, isso só aumenta a minha responsabilidade com as notícias que vem dando cobertura. “Obrigado também ao meu repórter Cristian de Los Santos e também ao diretor da rádio, o jornalista Daniel Espírito Santo, sem esquecer é claro de Deus e da minha família”, comenta o radialista.
Fonte: http://www.jbfoco.com.br/SITE/noticias.php?IdNoticia=16500&IdEdicao=693&descripton=Cronista+Fabio+Machado+%C3%A9+l%C3%ADder+no+hor%C3%A1rio.html
Conheça mais do trabalho deste brilhante cronista esportivo no seu blog:
http://fabioluizmachado.blogspot.com/
Flamengo 0 x 0 Avai - Empate histórico
Fiquei com pena do Evando não ter tomado aquela bola que o Bruno ficou de palhaçada querendo diblar o atacante. Devia ter tomado um gol para deixar de ser bobo e se achar o bom.
Infelizmente mais uma vez, erros de arbitragem prejudicaram o espetáculo, mas isso também faz parte do jogo. O que seria do futebol se não tivéssemos o juiz para reclamar.
Parabéns AVAI e parabéns aos avaianos que foram ao Rio demonstrando ao Brasil que chegamos para ficar e que sabemos fazer uma bonita festa, levando o nome de Santa Catarina a todos os cantos do mundo.
Show Roberto Carlos
Pela história do artista e pelo repertório tão ouvido nestas quase quatro décadas de vida tinha estabelecido para mim que iria assistir a um show do Rei.
O show como todos os outros dele foi emocionante, seja pela qualidade musical e pelas músicas, que até os que dizem não gostar sabem cantar de cor.
Só achei que ele estava meio cansado. Sabe o artista que não tem mais tesão em cantar. Em passar emoção ao público. Bem foi esta a minha impressão. Mas um cara que faz sucesso a 50 anos, e que é o maior vendedor de discos da história nacional, tem crédito e deve ter respeito da platéia. Foi o que aconteceu.
A RBS está de parabéns pela qualidade do evento, pela segurança e pela estrutura, além do lugar escolhido ser muito acertado.
Outro detalhe que me impressionou foi a roupa do Rei, nas cores do AVAI. Bem escolhido o figurino, ainda mais no lugar que foi, um reduto tipicamente AVAIANO.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Reflexão sobre a percepção de valor intrínseco
Vale a reflexão !!!
VALE LER E VER O FILME NO YOUTUBE
REFLEXÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE VALOR INTRÍNSECO
Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer.
Eis que o sujeito desce na estação do metrô: vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.
Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes.
Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.
Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.
A experiência, gravada em vídeo http://br.youtube.com/watch?v=
andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino.
A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.
A conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto.
Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.
Esse é um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas que são únicas, singulares e a que não damos a menor bola porque não vêm com a etiqueta de seu preço. O que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que você deve ter, sentir, vestir ou ser?
Essa experiência mostra como, na sociedade em que vivemos, os nossos sentimentos e a nossa apreciação de beleza são manipulados pelo mercado, pela mídia e pelas instituições que detém o poder financeiro.
Mostra-nos como estamos condicionados a nos mover quando estamos no meio do rebanho.
Mostra-nos, ainda, que a maioria das pessoas só valorizam aquilo que está precificado.
domingo, 10 de maio de 2009
Feliz dia das mães
Parabéns a todas as mães, especialmente a dona Melita, minha amada, especial e fantástica mamãe. Ela que me ensinou o amor pelo Avai e pelas coisas certas da vida.
Beijos a todas as demais mães do mundo.
Gostei da homenagem do Google, por isso a reproduzo abaixo.
sábado, 9 de maio de 2009
Começa a tão sonhada Série A
Creio que o primeiro jogo ganhamos, e com isso vamos manter a mesma regularidade em casa que mantemos ano passado e no Catarinense deste ano.
O negócio é torcer a apoiar nosso Leão.
Quebra tudo AVAI.
Instalando servidor LAMP – Ubuntu
Um servidor LAMP (Linux Apache MySQL PHP), é a junção de alguns aplicativos para desenvolvimento voltado para web, o que em algumas distribuições pode ser complicado no Ubuntu é simples em alguns cliques é resolvido.
Vamos a instalação, vá em:
- Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Sypnatic
- Digite sua senha.
- Dentro do Gerenciador de Pacotes vá em: Editar > Marcar Pacotes por Tarefas
- Ao abrir uma lista de opções escolha LAMP e dê OK
Pronto, agora o seu Linux está configurado.
- Para acessar a página do myPHPAdmin.
- http://localhost/phpmyadmin
- E os projetos para serem compilados pelo Apache devem estar em: /var/www/
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Como Instalar o Google Earth no Ubuntu
Guia de instalação do Google Earth
Fazer download do ficheiro GoogleEarthLinux.bin
wget http://dl.google.com/earth/client/current/GoogleEarthLinux.bin
Mudar o chmod
sudo chmod +X GoogleEarthLinux.bin
Instalar
sh GoogleEarthLinux.bin
terça-feira, 5 de maio de 2009
Malha fina
- Querida, recebi uma intimação da Receita Federal. Caí na malha fina!!!
Você acha que devo comparecer à audiência com o fiscal de jeans para parecer mais simples e informal, ou de terno e gravata, para passar uma imagem de seriedade?
- Querido, vou dizer a mesma coisa que minha mãe me disse quando perguntei a ela se devia usar calcinha de renda ou de seda, na noite de núpcias.
- E o que foi que sua mãe disse?
- Tanto faz! Ele vai te fuder de qualquer jeito.
Compartilhar pasta entre o Virtual Box (WindowsXP) e o Ubuntu
Origem: http://rafaelrjp.wordpress.com/2007/12/07/compartilhar-pasta-entre-o-virtual-box-windowsxp-e-o-ubuntu/
Se você instalou o Virtual bom com o Windows XP ou outro, deve estar sentindo falta de uma forma de acessar os arquivos de sua máquina Virtual. O Virtual Box lhe da a opção de compartilhar pasta da sua máquina virtual para local (ou vice versa) como se tivessemos acessando uma pasta d outra máquina em nossa rede.
Vamos para a configuração. (Obs: agradeço ao meu chará, o Rafael__ no canal do #ubuntu-br na freenode.net)
Legal, vamos mostrar como compartilhar uma pasta com uma máquina virtual com o Sistema Operacional Windows XP.
1. Sem ligar sua máquina virtual, a selecione na listagem e clique em “Configurações”
2. Clique na lateral da janela em “Pastas compartilhadas”
3. Clique em e defina o caminho da pasta que será compartilhada entre os dois sistemas
4. inicie a Máquina Virtual
5. Com o SO da máquina virtual carregado, clique no topo da janela “Dispositivos” e depois em “Instalar Adicionais para convidado”. Vai aparecer uma caixa de dialogo, clique em sim.
6. Reinicie sua máquina virtual
7. Na máquina virtual, ou seja, no Windows XP, clique em “Meu computador”
8. Note que em D (Cd-Rom) esta carregada a imagem do disco instalador dos adicionais que necessitamos para compartilhar as pastas. Execute-o e mesmo se o windows acusar que não passou no teste de compatibilidade, selecione a opção “Continuar assim mesmo”
9. Terminando o instalador , reinicie novamente a máquina (o proprio instalador vai dar essa opção)
10. Acesse o Windows Explorer (no menu Iniciar –> Todos os programas –> acessórios –> Windows Explorer)
11. Clique em “Meus Locais de Rede”, depois em “Toda a rede”, e em “VirtualBox Shared Folders” (dentro desse diretório aparecerá as pasta compatilhadas entre os dois sistemas
12. Note que há uma diretório virtual chamado \\VBOXSVR\E_o_nome_da_pasta_que_voce_definiu
Esta pronto
13. Para facilitar o acesso, vamos mapear nossa pasta compatilhada para ficar mais prático acessa-la. Clique com o botão direito em cima da sua pasta (\\VBOXSVR\NOME) e depois em “Mapear unidade de rede”
Pronto. Agora para acessar sua pasta compartilhada na máquina virtual com o Windows, basta acessar o dispositivo ‘Z’ dentro do ‘Meu Computador’
Ah sim, se em persistir o instalador dos adicionais, basta clicar com o botão direito em cima e depois em ejetar.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Resposta a Pati (Torcedora da Chapecoense)
Quanto ao lamentável espisódio com a PM e o torcedor de seu time já havia postado um comentário contra este absurdo, que não concordo em hipótese nenhuma, e tenho certeza que todas as pessoas de bem de Florianópolis tem a mesma opnião que a minha.
Quanto a colonada (como você diz), não é de meu feitio chama-los assim, pois sei que são um povo trabalhador, como a maioria de todos os catarinenses, morando em qualquer parte deste maravilhoso estado.
Parabéns a todo o time da Chapecoense e a toda a cidade de Chapecó. Vcs devem estar orgulhosos sim, foi uma campanha brilhante, tanto que ao sairem de campo a maioria dos jogadores da Chapecoense e o técnico foram aplaudidos pela torcida do Avai, com excessão ao Badé, mas isso já é outra história.
Obrigado pela visita ao nosso Blog e pelo comentário.
Lamentável
Somente assim teremos os servidores adequados a população que os paga. Chega de impunidade e desmando de nossos funcionários.