sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Agradecimento ao Gerson dos Santos

Eu gosto de escrever, apesar de não o fazer bem. Sou um assassino da gramática, mas continuo tentando. A algum tempo tenho sido vaca de presépio e abusando do copiar e colocar das coisas que vejo interessante na internet. Acabei de receber um email do Gerson dos Santos, um dos mais aplicados e competentes avaianos que tenho visto nos ultimos tempos. Seja pelos emails interessantes que manda aos blogueiros, seja nas artes maravilhosas que nos envia. Especialmente as referentes ao acesso do Avai e a que da Brócolis.

Mas o que realmente me chamou atenção foi seu email que acaber de receber, falando da importância dos blogs como ferramenta de comunicação. Foi um tapa na cara, merecido, confesso. A partir de agora prometos aos incáutos que se aventuram pela minhas mal traçadas linhas, que vou tentar produzir o máximo possível de material.

Obrigado Gerson dos Santos pela luz.

Texto do email, espero que ele toque a todos como me tocou:

Prezados Blogueiros,

já estou segurando este e-mail há cerca de três meses. Esperava que as palavras certas viessem à minha mente de maneira a não ser excomungado por vocês. Adianto-me dizendo que essas palavras ainda não vieram, mas vi uma notícia que me deixou cheio de coragem para finalmente enviar este e-mail. A Notícia é que a Rede Globo montou uma festa para apresentar a sua nova novela para os................................ BLOGUEIROS.

Isso mesmo. Chamou os caras que tem os blogs mais acessados da internet e fez o seu "social". Como forma de homenagear a classe, essa novela terá um personagem também blogueiro. Todos os blogs convidados, obviamente, deram um tremendo destaque para esse evento. Aqui vocês tem um exemplo: www.brogui.com  Com isso a 4ª maior TV do mundo reconhece a importância desse veículo de comunicação. Vocês sabem o quanto isso significa? Não, não sabem, com toda certeza não sabem.

Posso fazer essa afirmação porque me baseio em algumas evidências.Conheço seus blogs detalhadamente, porque os leio todos os dias, sem exceção. Gosto da área de comunicação, e também percebo o crescimento gigantesco dessa mídia ágil e interativa, que são os blogs. Tenho me dedicado a ler muito sobre isso, e pensei em prestar um tipo de ajuda de maneira que houvesse mais atratividade em cada um. Comecei enviando aquelas brincadeiras aí pra vocês. Percebia que um número mínimo de blogueiros as aproveitava. Notei que não era por já terem muito conteúdo, ao contrário, pois as atualizações eram na frequência de um post por semana, e olhe lá. Cansei de receber e-mails elogiando muito minhas criações, que eram de alta qualidade e tal. Nesse momento aproveitava para me colocar à disposição para uma ajudade am algo que fosse necessário. Pois bem. Sabe quantos me perguntaram se eu ajudaria pra fazer um layout ou alguma coisa assim no seu blog? Dois. Um avaiano me pediu para fazer uns outdoors com seu blog para enviar aos amigos e outra, uma desgraçada das bandas do Scarpelli. Acabei fazendo o blog inteiro da maldita: dinhaffc.blogspot.com e a praga ainda ficou sendo minha amiga (ela me pediu para criar uma frase bonita, mas me recusei).

Nenhum de vocês é profissional da Web, então não acho que são obrigados a serem os bambambãs em blogs. Mas os blogs avaianos existem, e se existem devem ser pelo menos bons. Eu meio que desisti de tentar motivar os blogs quando fui naquela reunião do VAMOS SUBIR LEÃO lá na Ressacada. Quem foi sabe que o presidente falou e tal. Mas foi um monólogo. E nós blogueiros ali, com aquela cara de paisagem, apenas ouvindo feito soldadinhos de chumbo, vimos a reunião acabar sem que alguém pedisse nossa opinião. E taambém não teve um macho entre nós que tivesse a coragem de pedir a palavra. Depois dessa noite até continuei enviando umas brincadeiras para os blogs, mas poucos o utilizavam.

A Rede Globo já se antenou na importância dos blogs. E você já se antenou? Você sabe o poder que tem nas mãos? E será que o Avaí vai demorar muito pra perceber isso?

Na minha opinião pode haver uma troca maravilhosa entre as partes. O Avaí dá suporte aos blogueiros que se mostrarem mediamente organizados, e os blogs atuam como um tipo de OUVIDORIA do clube. Nada de mordaça, nada disso, até porque os blogonautas percebem facilmente quando alguma coisa é de pau é mandado. Por suporte aos blogs eu chamo ensinar como administrá-lo, torná-lo atraente, desejado por quem procura informação e entretenimento, e isso sem muita dificuldade. Mas isso tá mais complicado de acontecer que parto de égua. A grande maioria dos blogueiros avaianos cometem erros básicos em seus blogs. Poucos são os que postam materiais próprios, com um conteúdo diferente, novo, que tenha uma abordagem pessoal. A esmagadora maioria se limita a copiar e colar do ClickRBS, site do Avaí e Elite Azul e Branca.

Reafirmo que não são todos, mas a maioria. Aliás, nem vou comentar sobre aqueles que simplesmente esqueceram seus blogs. Estão parados há meses, só envergonhando aqueles que os colocam em seus links preferidos: a gente gosta de um blog, tem confiança e por isso clica naquele que ele indica. Aí chega lá e vemos que é um blog fantasma. Quem indicou perde credibilidade. Melhor é excluí-los logo de uma vez. Coincidentemente, os que tem mais atualização (mesmo que copiados e colados) são exatamente aqueles que tem mais acesso. É assim mesmo, uma coisa leva à outra.

Há cerca de um mês fui convidado por um blogueiro brocolense a fazer parte do time azul do SOFREDORES. Em 30 dias já rolou dois churrascos e com isso pude bisbilhotar o universo dos blogs tricolores. Cara, eles são super organizados, se reúnem com frequência para confraternizações onde discutem temas sobre o time deles, tomam resoluções e se reunem com a diretoria para expressar tudo isso. No fim do ano, sabendo da força dos blogueiros, chamaram todos lá no Scarpelli, com coquetel e tudo, e explicaram detalhadamente os problemas extra-campo que haviam acontecido. Coisas que nem a imprensa sabe até hoje. Parece que agora até darão algumas cortesias... o Brócolis se caga de medo dos blogueiros. Quanto a nós? Bom, vai cada um levando sozinho, no seu canto, quando dá, e dá-lhe ClickRBS, site do Avaí e Elite Azul e Branca.

Sei que estou invadindo os e-mails de vocês. Ninguém me pediu pra receber essas divagações, e se alguns tiverem a fim de me mandar pro inferno, fiquem à vontade. Mas eu que já não gosto de perder, imagine saber que estamos perdendo pra "eles"... aí é de matar. Mas o mais chato é saber que estamos perdendo pra nós mesmos. Temos um poder maravilhoso, mas não conseguimos sequer juntar meia dúzia para tomar um café, cerveja ou mesmo um copo de água. Nas únicas duas vezes que sugeri uma ação conjunta, só recebi 3 ou 4 e-mails dizendo tô dentro. O Avaí é ruim de enxergar oportunidades de negócio e os blogueiros não conseguem (e não sabem) se posicionar. Obviamente ninguém ajudará ninguém.

Meu, escrevi pra caramba.
Vou parar por aqui com uma frase que ouvia de meu avô:
"Se uma coisa merece ser feita, então merece ser bem feita".


Gerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário